domingo, 16 de junho de 2013

Amor e Paixão

  Entender ambos é complicado, é tão diverso. Então é melhor partir para uma pergunta sem usar as próprias descrições dos termos, amor e paixão são a mesma coisa?
  Acredito que o amor tenha uma certa independência quanto a questões sexuais, o amor seria algo significativo para a pessoa, em que está no topo de uma escada na qual os degraus são compostos por respeito, admiração, confiança e afinidade. Depois que aquela pessoa passou a ser fundamental na sua vida, por ter todos os requisitos anteriores, então pode se dizer que ali existe o amor, e não é só de pessoa para pessoa, pode ser até pelo seu bicho de estimação.
  Se falamos de uma "relação amorosa" entre pessoas que querem estar juntas, só o amor não é o suficiente, porque uma relação só de amor não tem graça; respeito, afinidade, confiança e admiração não são suficientes. O que sustenta essa relação é a paixão, o "combustível fundamental" que sem ele se torna apenas uma relação comum, entre mãe e filho, amigos e irmãos por exemplo.
  Quando há falta de equilíbrio entre esses dois, pode resultar em alguns defeitos que levam ao fim daquela união, por exemplo, um cara que é muito racional pode muitas vezes ser frio de mais no relacionamento, fazendo com que a outra pessoa sinta que não é amada. O mesmo ocorre com o oposto, se o mesmo fosse muito apaixonado poderia cometer erros por ficar cego, por não recorrer a razão que é o amor, e nesse caso ele acaba sofrendo de ciúmes, e ele não vem do amor, mas sim do orgulho, do ego, que dá a sensação de propriedade, em que o individuo que sofre desse mal acha que sua companheira deve ter olhos só para ele, deve pertencer só a ele e mais ninguém.
  Na teoria é realmente fácil pensar dessa forma, mas quando se gosta de alguém, se sente fortemente atraído acaba sendo difícil racionalizar, saber se aquilo é amor ou apenas atração física, quando temos a sensação que nascemos para aquela pessoa mesmo sem nem conhecer direito. É nesse momento que nos jogamos nesse turbilhão, ficamos cegos e ai depois de um tempo que a poeira abaixar iremos refletir melhor. Se dermos sorte e aquela ser realmente a pessoa que preenche sua vida, tudo aquilo terá valido a pena. O problema é se não for, e todos aqueles sentimentos eram apenas um fogo passageiro, dai vai começar um processo de desgaste, porque nem um dos dois quer admitir que tudo aquilo foi um engano, até que irão chegar a um certo ponto que aquela relação termina de uma forma desagradável.
  O desfecho ruim dessa história pode muitas vezes pode ser evitado se a maioria dos adolescentes que estão descobrindo esse universo não entrarem em um relacionamento qualquer apenas para preencher seus "status no perfil", desfilar parecendo ser um cara legal e a pessoa certa para ficar, isso tudo por uma obrigação que os jovens sentem de entrar em uma relação logo, como um rito de passagem para uma fase mais "adulta"(Na concepção dos próprios). Por isso que se vê muitas garotinhas que mal entraram na puberdade namorando, apenas para mostrar que agora é uma mulher.





Um comentário:

  1. Então, li muito do que nós dois debatemos a alguns dias atrás e, sinceramente? Você leva jeito para blogueiro. Escreve bem e define bem a ideia que quer transmitir. Estou deixando a mensagem pra tu saber que eu vim aqui, li, gostei e assiduamente virei aqui para ler o que mais for escrito e fazer as minhas contribuições, críticas, elogios, enfim... Incrementar e até mesmo fazer crescer suas ideias. Sou um grande admirador do amor, embora eu ainda não consiga entendê-lo por completo. É filosófico, intrigante e acima de tudo, complexo. Um abraço!

    ResponderExcluir